segunda-feira, 30 de abril de 2007

HISTÓRIA DO KUNG FU PAK HOK (GARÇA BRANCA)


O estilo Pai-Ho-Chuen (pronuncia-se Pak-Hok-Chuan) recebeu esse nome porque acredita-se ter sido criado na dinastia Han posterior(25-220) no sec.III antes de J.C.,pelo médico conhecido da historia chinesa,Hua-To, que idealizou a "formados cinco animais", assim denominada porque sua forma e postura desenvolveram-se a partir da observação dos movimentos do tigre, do veado, do macaco, do urso e do pássaro.
Hua-To nasceu no distrito de Po, na provincia de Anewei, e viveu durante o periodo de 141 à 203 a.C. Não se sabe com exatidão a data de seu nascimento e de sua morte, mas os relatos históricos nos levam a crer que este médico viveu mais ou menos neste período da era Cristã, ou que ele faleceu em 208.
Durante as dinastias Sin e Yan (1115-1368), um monge chamado Pai Yu Feng baseado na essencia do tradicional jogo dos cinco animais adotou nomes diferentes, o pássaro passou a ser identificado como cegonha, o veado como serpente, o urso como leopardo,o macaco como dragão e só o tigre não mudou de nome.
Segundo consta em certos dados históricos, dois discipulos de Hua-To, Wu-Pu e Fan-A, meditavam um dia na montanha Wu-Shang, conhecida também como Tai-Leung, onde ficava o território da cegonha branca, no sul da China,e questionavam as técnicas aprendidas com o seu mestre. Em dado momento ouviram ruídos de luta entre animais e foram ver de que se tratava: uma cegonha branca tentava subjugar uam cobra. De súbito, a ave desfere uma bicada certeira e potente num ponto crucial do réptil- a espinha.A cobra se contorce nos ultimos movimentos e morre. Impressionados com a movimentação ágil, leve,circular e solta da cegonha que saia da linha de ataque da cobra através de esquivas rápidas e contra-atacava com estocadas de bico inesperadas e poderosas,sempre buscando os pontos vulneráveis do animal inimigo, Wu-Pu e Fan-A passaram a estudar a fundo a movimentação dessa graciosa ave.
Na China existe uma padronização nos estilos onde no norte as pernas são usadas em maior quantidade, enquanto os estilos do sul se caracterizam pelo uso de golpes com os braços. Deve-se isso ao fato de que o norte da China, por ser montanhoso, permita aos seus habitantes terem pernas fortes e ágeis, graças as longas caminhadas pelas montanhas a fora. Já os povos do sul viviam nos pantanos, nas várzeas, local aonde semeavam o arroz e tinham braços atracados nos mangues dos rios, permitindo a esse povo o uso maior dos braços nas colheitas e afins.Com os braços fortes e pouco uso das pernas fizeram com q o sul tivesse a maioria dos seus estilos com golpes de braços.
O estilo Pai-Ho-Chuen (cegonha branca) foi trazido da China para os Estados Unidos pelo Grão Mestre Piong Chen Ming, e dos Estados Unidos para a América do Sul pelo Mestre Miguel A. de Luca, chegando ao Brasil em 1978 pelo próprio Miguel e, tendo como seu primeiro discípulo o sifu Paulo José da Silva.
Representante oficial do estilo Pai-Ho-Chuen no Brasil, o Sifu Paulo vem desenvolvendo um trabalho de difusão do Kung Fu Pai-Ho-Chuen, mantendo cursos, seminários e palestras em vários estados brasileiros.
Sifu Paulo é um especialista na técnica de Chi-Kung, tendo inclusive, participado de eventos como demonstrações públicas, além de entrevistas e apresentações em varios programas de televisão no Brasil e em outros países sul- americanos.
O Sifu Paulo José da Silva, começou a praticar artes marciais em 1975, é faixa preta de karate 1* Dan, faixa preta de Kung Fu 5* Thuan, formado pela asociacion Internacional Tsung-Chiao de Kung Fu do mestre Miguel A. de Luca (Chile), campeão paulista de kung Fu em 1980 em luta, campeão Internacional de Kung Fu em Santiago-Chile em 1987 em luta, campeão brasileiro em 1991, em demonstração de Chi Kung, vice campeão sul americano de Kung Fu na Argentina em 1990 em formas.
Foi fundador do Kung Fu no estado do Tocantins em 1990, onde também ministrou aulas de educação fisica pela delegacia regional de ensino até 1995.
Auxiliou na Fundação da Federação Paulista de Kung Fu Wushu em 1989,onde é diretor de relações públicas.